terça-feira, 15 de março de 2011

Bon Voyage!


Hoje meu pai vendeu o Voyage. Adquirido em 1982, foi um dos seus primeiros carros (depois dos outros dois Fuscas). Felizmente não se foram junto com ele todas as lembranças boas dos velhos tempos: as estradas de terra do Jequitinhonha; as idas para a escolinha da tia Zeth em Araçuaí; o passeio até a ponte do São Francisco como distração do machucado no rosto; a perseguição do ladrão de passarinhos em Pirapora; as brigas de irmãos para ver quem ficava no meio, entre os bancos; as alegres idas à Cabo Frio; a travessia para Buritizeiro comendo biscoito de polvilho; a jogatina de baralho nas viagens para a fazenda do Tio Olavo; as visitas aos avós maternos em Luz; o "Vão bora com Deus e Nossa Sinhora!" do meu pai ao arrancar o carro; o rádio de sintonizar à mão, que depois só pegava a Antena 1; o calmo levantar da rede de vôlei do pessoal da rua, que fazia sinal pro carro passar; a espera na saída do colégio São Pascoal, que nos levaria ao "balanço de escada" da mangueira lá de casa; as idas e vindas para as festas da adolecência com os amigos do Pio XII; as inúmeras idas na padaria pra comprar sorvete de pote; o abre e fecha da garagem debaixo da marquise; a espera na esquina do TFLA; as idas ao posto de vacinação com os cãezinhos da minha vida; a primeira vez sozinha depois de tirar carteira de motorista; a dificuldade de estacionar o carro na PUC nos últimos anos de faculdade; os passeios pra Uberlândia, Uberaba, Campos Altos, Lagoa da Prata e Córrego D'anta; as idas às aulas de balé, piano, jazz e natação; as cantorias com meu irmão na ida pra ACM fazer o treinamento do Youth Exchange; anos e mais anos levando meu pai pro trabalho no projeto Rondon e minha mãe pra Benvinda de Carvalho; a primeira vez no Shopping Del Rey, logo na inauguração; o leva e traz de materiais de construção que nos rendeu a casa onde moramos; as saídas à noitinha pra levar as "Palmiras" pra casa; o barulho "irreconhecível" do motor e da buzina...

"Bon voyage", carro amigo! Que você continue a trazer muitas alegrias por essas estradas afora!

4 comentários:

  1. "eu tambem faço parte dessa historia, conheci essa famila a muito tempo atraz , em Araçuai, quando ainda adolescente,e tive a sorte de ser a baba da jussara, eu aquela menina do interior,que passava minhas tardes a brincar de casinha,de ser professora, e ate de ser mae da ju,rsssss mas a ju em quem sempre ganhava, pois seu sorriso lindo inocente irresistivel e eu nao ppoderia dizer nao. mas sobre o carro,, ahhhhhh foi a primeira vez que andei de carro novo e olhe era como se tivesse andando de aviao,pois era coisa muito boa ;e o Marlos que coisinha mais fofa , eu quase nao o pegava no colo, eu era miudinha rrrrsss.
    E a Marlene uma pessoa encantadora ,e cantora viu , tocava uma musica linda que nao esqueço so sei um pedacinho ,,, a chuva no telhado...ela deve lembrar, eu so ficva a ouvir a voz calma da marlene como um a chuva a cair no telhado , a musica tem algo a ver com a pessoa da marlene , mansidao, que confiou em mim ao permitir em entrar na sua familia e aprender muito ,e ate me levou na praia , olhe eu nao conhecia o mar foi com o jose omar no volante do seu voyagee que pela primeira vez eu fui a praia. foi inesquecivel para mim .tambem fui a luz , a Pirapora e outros ,no voyagee rsss ese mesmo da infancia da ju , do Marlos e dessa famila abençoada por Deus eu tambem tenho muitas saudades..... . anoelza leal."
    Postado por Anoelza Leal em 15 de março de 2011 às 23:14.

    ResponderExcluir
  2. Quando vendi meu primeiro carro chorei como criança. rs. Era uma "era" que chegava ao fim. Era o amigão que ia embora...rs. Mas na verdade, são as memórias ligadas aos objetos que nos emocionam, como narrado no texto. E assim segue o jogo...

    ResponderExcluir
  3. NOssa! Esse carro tem história, hein! Se bem que, peraí... Esse pessoal tem história, hein! Rs.

    ResponderExcluir
  4. O primeiro carro da minha família também foi um Voyage. Era do meu irmão. Um Voyage verde lindo! Ele vendeu quando a gente resolveu ir pra casa azul. Éramos quase visinhas. Pena que foi só por um mês.

    O Voyage foi embora, Papai foi embora, Mamãe foi embora, Irmã foi embora, Bisguila foi embora... Foi tudo embora.

    :(

    ResponderExcluir